segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Planta e molde do projeto

Olá pessoal!

Dando continuidade, para a construção do instrumento será necessária a planta em tamanho real do instrumento. No caso de projetos já consagrados, é possível encontrar as mesmas na própria Internet. Caso seja um projeto próprio, a planta deverá ser feita pelo próprio Luthier, podendo ser feita de forma manual (lápis e papel) ou no computador (com um software adequado, como o Autocad, por exemplo).

Nesse link poderá ser feito o download da planta da Les Paul: http://www.4shared.com/file/92002750/b1ba23c/LesPaul-style.html

Nesse outro link, poderá ser feito o download de plantas de outros modelos de guitarra, bem como de materiais relacionado à Luthieria: http://www.4shared.com/dir/1776809/47eb7b5f/sharing.html

Com o arquivo da planta em mãos, será necessário imprimir. Aqui podemos optar por dois métodos: plotar em gráfica a planta em A0 (tamanho de papel que comporta a impressão em tamanho real), ou utilizar o método de "impressão em ladrilhos", onde cada parte da planta será impressa em uma folha de papel A4, que deverão ser coladas (com cola ou fita durex).

Tentei fazer a impressão em uma gráfica, mas como não achei nenhuma próxima e já estava meio atrasado com o projeto (rs), utilizei o método de impressão em ladrilhos.

Abaixo uma noção de como ficou:







Uma observação importante, em qualquer um dos métodos utilizados, será validar a impressão da planta. Isso é necessário porque, dependendo da marca e do modelo da impressora / plotter, poderá haver distorção na impressão. Para validar, basta pegar uma medida conhecida da guitarra (por exemplo, o tamanho da pestana) e medir com régua. No caso da Les Paul, a pestana mede 4,3 cm.

Planta impressa e validada, já é possível iniciar a construção do(s) molde(s). A quantidade de moldes dependerá da necessidade do Luthier e da complexidade do projeto. Podem ser feitos moldes do corpo, braço, headstock e cavidades da guitarra.

Abaixo o molde que fiz em compensado do corpo da Les Paul:



Pretendo fazer mais dois ou três moldes, com guias para as cavidades do corpo, do braço/escala e headstock. Assim que fizer posto as fotos.

Paralelamente à etapa de confecção dos moldes, poderá ser feita a preparação das madeiras. Esta semana deverei estar dando início à essa fase. Breve fotos e comentários!

Abraço pessoal e até a próxima postagem!

13 comentários:

  1. Amigão, to convidando uma galera firmeza do Forum de Guitarra, pra dar uma passeada no topico e nos nossos blogs Ok...
    Abçc e fica com Deus...

    Les Paul Rules!!!!

    ResponderExcluir
  2. Yeah Man!!!
    Les Paul Rules !!!!

    ResponderExcluir
  3. Blog muito bom...e o modelo les paul na minha opinoão é um dos mais lindos! E é o próximo modelo de guitarra que pretendo fazer...(o meu projeto para o curso é uma explorer).

    parabens e boa sorte no resto do projeto!

    "meu blog= aprendendoluthieria.blogspot.com

    Abç!

    ResponderExcluir
  4. vlw james!!
    seu blog também ficou muito show!! jah dei um follow nele!!
    abração!!

    ResponderExcluir
  5. Po Thiago me da uma ajuda cara...nao to conseguindo imprimir o plano no tamanho real da guitarra....para ficar no tamanho real é preciso ajustar o zoom...no pdf reader nao acho a opçao de imprimir em ladrilhos. fui numa grafica mas e a moça disse q eh possivel imprimir somente no zoom de 100% ..... Oq fazer?!?
    abraço e parabens pelo blog
    Gabriel

    ResponderExcluir
  6. ai meu caro
    vc ta ajudando muito
    me passo esse link ai
    achei foda
    mas ai
    ja sabe como vai pintar
    um luhtier daki diz tinta latex é boa pra madeira
    e eu achei nankin dahora tbm
    mas ambas ficam foscas
    eu ja tentei com spray e tinta a oleo e tinta esmalte
    o resultado n fico bom
    =/
    vou ficar esperar tu pintar pra ver como faz

    ResponderExcluir
  7. Cara muito show. Sera que alguém teria para me passar o esquema elétrico da explorer gibson estou iniciando o projeto para construir uma? Vlew Claiton

    ResponderExcluir
  8. mano eu encontrei um site q da a distancia entre um traste e outro !
    soh q ele te dah 24 casas ou trastes !
    minha pergunta pra vc eh !
    se eu quiser fazer um violao com apenas vinte casas !
    isso muda a distancia do cavalete pra 12º casa??
    desde jah agradeco !

    ResponderExcluir
  9. Qual é o site amigo ? ↑

    ResponderExcluir

Pesquisar este blog