sábado, 15 de agosto de 2009

Transferindo o desenho do molde para a madeira

Depois de melhorar o molde e com a prancha aparelhada, chegou a hora de transferir o desenho do molde para a madeira.

O primeiro passo foi, com um formão, descobrir o sentido dos veios da madeira. O teste é simples: no sentido dos veios, a ferramenta trabalha continuamente, enquanto que no sentido contrário ela agarra, chegando por vezes a lascar a madeira.

Definido o sentido dos veios, fixamos o molde com o auxílio de 02 parafusos, em um local que futuramente se escavado (no caso, nas furações dos captadores), seguindo o sentido braço -> corpo. Para ilustrar, imaginando que estamos olhando a prancha de lado e o sentido dos veios está da esquerda para direita, logo o lado onde fica o braço no molde ficará na esquerda. Isso é feito para se facilitar a ação das ferramentas, principamente as de corte (formões, raspadores, plainas, etc).

Abaixo como ficou:




Depois risquei o contorno na prancha com caneta de retroprojetor e retirei o molde:


Está pronto para cortar!

Um comentário:

  1. Fala aí Thiago, tranquilo? meu nome é Geison, estou fazendo o curso com o valter bergama, moro no RJ em Realengo, eu estou com dificuldade para encontrar madeiras, eu gostaria de saber se vc conhece algum lugar para comprar sem ser pela net?? vlw, está maneiraço o seu projeto!!

    ResponderExcluir

Pesquisar este blog